Na lei da Aprendizagem é definida qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020. Dessa forma, fica limitado o público que pode se inscrever nas vagas de aprendiz. Veja qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020 e como funciona para se candidatar ao cargo!
Programa Jovem Aprendiz 2020
A lei número 0.097/2000 também conhecida com Lei da Aprendizagem foi firmada como decreto federal, isso significa que é válida em todo o país. Segundo a legislação, empresas com mais de 5 funcionários, logo consideradas de médio e grande porte, devem ter de 5% a 15% de colaboradores entre 14 e 24 anos.
Essas pessoas são consideradas como aprendiz, isto é, funcionários com pouca ou nenhuma experiência. E que terão oportunidade de aprender e crescer dentro da empresa. Sendo assim, as vagas para esse público é ampliada e garantida por Lei.
✓ Confira também quanto é o salário Jovem Aprendiz 2020
As contratantes possuem a sua política para selecionar novos aprendizes. Algumas priorizam os jovens que vivem em baixa renda, outras determinam uma idade mínima e máxima diferente. Mas, todas devem seguir como base o que foi determinado por Lei.
O que faz o Jovem Aprendiz 2020?
A contratação do funcionário no cargo de aprendiz tem relação com a idade mínima e máxima para ser um Jovem Aprendiz 2020. E algumas empresas determinam a ocupação do jovem conforme a sua idade.
Por exemplo, priorizando as tarefas administrativas e organizacionais para os menores de 18 anos. E determinando para o funcionário de 18 a 24 anos os serviços operacionais com acesso a máquinas, transporte e etc.
A atuação do contratado depende da área em que a empresa atua, se trata de uma panificadora ou escritório de contabilidade.
✓ Veja também como funciona o Jovem Aprendiz 2020
O certo é que nenhum Jovem Aprendiz pode fazer hora extra, ter seu desempenho acadêmico impedido e realizar tarefas sem supervisão.
De um modo geral, os jovens realizam atividades como:
- Atendimento ao cliente;
- Organização de pastas e documentos;
- Listagem de produtos;
- Serviços no almoxarifado;
- Trabalho com máquinas;
- Atendimento de telefone e agendamento de compromissos;
- Auxilio aos outros funcionários de cargo maior;
- Distribuição de senhas aos clientes;
- Confeitaria de pães e bolos;
- Produção de alimentos, relatórios, peças e produtos, desde que haja supervisão.
Qual a idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020?
A lei define qual a idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020. Determinado a faixa etária dos funcionários que a empresa deve contratar para cumprir com o decreto.
Seguindo o padrão de pessoas com idade:
- Entre 14 e 24 anos completos.
Para as pessoas com deficiência não há limite de idade. E ainda, dentro desse período a contratante pode estipular idades diferentes. Por exemplo, dos 18 aos 22 anos. Ou de 14 a 17 anos. De acordo com a necessidade da contratação.
✓ Veja como preparar o seu currículo Jovem Aprendiz 2020
Os jovens devem estar cursando o Ensino Médio ou já ter concluído essa etapa escolar. O contratado vai trabalhar de 4 a 6 horas diárias, de segunda a sexta feira. Sempre em turno diferente ao do período da escola.
Inscrição Jovem Aprendiz 2020
Depois de saber qual a idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020, os interessados podem buscar as vagas que estão em aberto. A empregadora deve publicar o edital com as oportunidades e cargos, é nesse documento que fica descrita qual a idade solicitada para fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2020.
✓ Realize as inscrições para:
O cadastro pode ser feito no site das empresas, quando existe um portal para a inserção do currículo. Outras contratantes optam pelo recebimento presencial do documento.
E ainda, há a possibilidade de buscar vagas em instituições como Ciee, Espro e Vagas.com. Estas que selecionam os candidatos com base em seu currículo e encaminham para uma entrevista de emprego.