Qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020?

Na lei da Aprendizagem é definida qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020. Dessa forma, fica limitado o público que pode se inscrever nas vagas de aprendiz. Veja qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020 e como funciona para se candidatar ao cargo!

Qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020?

Qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020?

Programa Jovem Aprendiz 2020

A lei número 0.097/2000 também conhecida com Lei da Aprendizagem foi firmada como decreto federal, isso significa que é válida em todo o país. Segundo a legislação, empresas com mais de 5 funcionários, logo consideradas de médio e grande porte, devem ter de 5% a 15% de colaboradores entre 14 e 24 anos.

Essas pessoas são consideradas como aprendiz, isto é, funcionários com pouca ou nenhuma experiência. E que terão oportunidade de aprender e crescer dentro da empresa. Sendo assim, as vagas para esse público é ampliada e garantida por Lei.

✓ Confira também quanto é o salário Jovem Aprendiz 2020

As contratantes possuem a sua política para selecionar novos aprendizes. Algumas priorizam os jovens que vivem em baixa renda, outras determinam uma idade mínima e máxima diferente. Mas, todas devem seguir como base o que foi determinado por Lei.


O que faz o Jovem Aprendiz 2020?

A contratação do funcionário no cargo de aprendiz tem relação com a idade mínima e máxima para ser um Jovem Aprendiz 2020. E algumas empresas determinam a ocupação do jovem conforme a sua idade.

Por exemplo, priorizando as tarefas administrativas e organizacionais para os menores de 18 anos. E determinando para o funcionário de 18 a 24 anos os serviços operacionais com acesso a máquinas, transporte e etc.

A atuação do contratado depende da área em que a empresa atua, se trata de uma panificadora ou escritório de contabilidade.

✓ Veja também como funciona o Jovem Aprendiz 2020

O certo é que nenhum Jovem Aprendiz pode fazer hora extra, ter seu desempenho acadêmico impedido e realizar tarefas sem supervisão.

De um modo geral, os jovens realizam atividades como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Organização de pastas e documentos;
  • Listagem de produtos;
  • Serviços no almoxarifado;
  • Trabalho com máquinas;
  • Atendimento de telefone e agendamento de compromissos;
  • Auxilio aos outros funcionários de cargo maior;
  • Distribuição de senhas aos clientes;
  • Confeitaria de pães e bolos;
  • Produção de alimentos, relatórios, peças e produtos, desde que haja supervisão.

Qual a idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020?

A lei define qual a idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020. Determinado a faixa etária dos funcionários que a empresa deve contratar para cumprir com o decreto.

Seguindo o padrão de pessoas com idade:

  • Entre 14 e 24 anos completos.

Para as pessoas com deficiência não há limite de idade. E ainda, dentro desse período a contratante pode estipular idades diferentes. Por exemplo, dos 18 aos 22 anos. Ou de 14 a 17 anos. De acordo com a necessidade da contratação.

✓ Veja como preparar o seu currículo Jovem Aprendiz 2020

Os jovens devem estar cursando o Ensino Médio ou já ter concluído essa etapa escolar. O contratado vai trabalhar de 4 a 6 horas diárias, de segunda a sexta feira. Sempre em turno diferente ao do período da escola.


Inscrição Jovem Aprendiz 2020

Depois de saber qual a idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020, os interessados podem buscar as vagas que estão em aberto. A empregadora deve publicar o edital com as oportunidades e cargos, é nesse documento que fica descrita qual a idade solicitada para fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2020.

✓ Realize as inscrições para:

O cadastro pode ser feito no site das empresas, quando existe um portal para a inserção do currículo. Outras contratantes optam pelo recebimento presencial do documento.

E ainda, há a possibilidade de buscar vagas em instituições como Ciee, Espro e Vagas.com. Estas que selecionam os candidatos com base em seu currículo e encaminham para uma entrevista de emprego.

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.78
Total de Votos: 9

Qual idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020?