Início » Jovem Aprendiz para Fim de Ano: Temporada 2023/2024
Jovem Aprendiz para Fim de Ano: Temporada 2023/2024
Carla Souza em 29 de outubro de 2023, às 22:55
As oportunidades para Jovem Aprendiz para fim de ano atraem profissionais de diferentes idades. Então, não poderíamos falar sobre as vagas que muitos esperam para a temporada de 2023 e 2024.
Jovem Aprendiz 2024: Tudo o que você precisa saber
Como uma iniciativa do governo, o Jovem Aprendiz para fim de ano visa ser inclusivo. Afinal, oferece oportunidade para jovens de 14 a 24 anos ingressarem no mercado de trabalho.
Enquanto estes jovens adquirirem experiência em uma área, eles também participam de um curso de capacitação. Aliás, o programa tem como base a Lei10.097/2000.
Quando começam as inscrições?
As inscrições para o Jovem Aprendiz 2024 geralmente começam no início do ano, mas algumas empresas podem abrir vagas ao longo do ano.
Para saber quando começam as inscrições, contudo, é necessário acompanhar os sites das empresas e dos órgãos que promovem o programa.
Em algumas regiões as vagas têm como pré-requisito estar matriculado em um curso técnico, como Senai ou Senac, por exemplo.
Quais empresas contratam Jovem Aprendiz para fim de ano?
Muitas empresas contratam jovens aprendizes para trabalhar no final do ano, principalmente para as atividades de comércio e atendimento ao cliente. Algumas empresas que costumam contratar jovens aprendizes para fim de ano são:
Lojas de varejo, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio;
O jovem aprendiz tem direito a férias de 30 dias, acrescidos de 1/3 do salário. De modo que as férias devem ser concedidas ao jovem aprendiz no mesmo período das férias escolares.
Isso porque um dos objetivos do programa é garantir que o estudante não tenha conflito com a sua vida acadêmica.
O que o aprendiz não pode fazer?
Embora, haja diversas oportunidades durante este período do ano, você sabia que jovem aprendiz não pode fazer algumas atividades? Como, por exemplo:
Lidar com atividades perigosas ou insalubres;
Ter uma carga horária diária acima de 6 horas por dia ou 30 horas semanais;
Trabalhar em horários noturnos ou durante feriados.
Quanto o jovem aprendiz recebe no final do ano?
O jovem aprendiz recebe o salário, o décimo terceiro e, se for o caso, a remuneração das férias. Então, o valor total recebido pelo jovem aprendiz no final do ano pode variar de acordo com o salário, o tempo de serviço e a remuneração das férias.
Quando o jovem aprendiz recebe décimo terceiro?
Esta é uma dúvida comum, principalmente no primeiro ano, mas o jovem aprendiz recebe o décimo terceiro proporcional ao tempo de serviço.
O momento é durante o mês de dezembro como é comum das empresas contratantes. De todo modo, é necessário conferir no estabelecimento em que está trabalhando.
Quem trabalha como jovem aprendiz tem direito ao Seguro-desemprego?
O jovem aprendiz tem direito ao Seguro-desemprego se for demitido sem justa causa. Assim, o valor do Seguro-desemprego é calculado com base no salário do aprendiz.
Para se candidatar ao Jovem Aprendiz, lembre-se que existem alguns requisitos padrões, e que podem variar conforme as necessidades de cada empresa:
Ter idade entre 14 e 24 anos;
Estar matriculado no ensino fundamental, médio ou superior;
Não ter vínculo empregatício.
Para se candidatar, o jovem deve procurar uma empresa que participe do programa Jovem Aprendiz e entregar o currículo. Vale destacar que algumas empresas também aceitam inscrições online.
O programa Jovem Aprendiz para fim de ano traz oportunidades que profissionais esperam durante o ano. Vimos empresas e setores que podem oferecer vagas e que o processo pode ter inscrições online.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.