O programa Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020 é uma ação voltada ao preparo de jovens ao mercado de trabalho. A proposta foi firmada no estado de Minas Gerais, e o Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020 conta com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entenda mais sobre o projeto!
Jovem Aprendiz Cruz Vermelha
O programa Jovem Aprendiz tem como base a Lei da Aprendizagem, uma legislação federal. Em que fica determinado para todas as empresas de médio e grande porte, a destinação de uma cota para contratação de aprendizes.
De acordo com a lei, todos os locais que têm mais de 5 funcionários registrados devem fazer de 5% a 15% das suas contratações para pessoas de 14 a 24 anos.
O objetivo do Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020 é possibilitar o acesso ao emprego. Fornecendo capacitação profissional de forma totalmente gratuita, e em seguida encaminhando esses jovens até as empregadoras.
✓ Confira outras vagas:
As aulas acontecem na unidade de Belo Horizonte, e não há necessidade da participação dos pais para as inscrições. O projeto tem ajudado milhares de jovens a iniciar sua vida profissional dentro do município.
Requisitos do Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020
Diferente do programa que recruta jovens entre 14 e 24 anos, os requisitos de inscrição no Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020 determinam outra faixa etária.
A capacitação é oferecida para aqueles que:
- Possuem de 15 anos até 16 anos e 6 meses;
- Cursam a partir do 9° ano do Ensino Fundamental.
Os candidatos encaminhados por meio de instituições como o CRAS E CREAS, voltadas a assistência social. Possuem mais chances de ocupar as vagas para os cursos.
Quanto a contratação, feita mais tarde, após o encaminhamento de candidatos. As exigências vão depender da própria empresa. Podendo estipular área de moradia, próxima ao local de trabalho. Aumentar a faixa etária e preferir pessoas que sejam mais comunicativas, por exemplo.
Benefícios para o Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020
Além da possibilidade de se preparar para o mercado de trabalho, com cursos de capacitação que contam como um diferencial no currículo. Existem outros benefícios para o Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020.
✓ Saiba qual a idade mínima e máxima para ser Jovem Aprendiz 2020
Caso passem no processo seletivo da empresa, que normalmente consiste em uma entrevista com o contrante. O contrato para o cargo pode durar em média dois anos.
Durante esse período, o funcionário vai receber da empresa:
- Remuneração salarial, equivalente a jornada de trabalho;
- Carga horária de 4 a 6 horas diárias;
- Registro em Carteira de Trabalho;
- FGTS;
- 13° Salário;
- Férias;
- Vale alimentação;
- Vale transporte.
O valor de salário deve ser de em média R$700, dependendo da carga horária. A contratante ainda pode fornecer assistência médica, e programa para a formação e qualificação profissional gratuita.
O aprendiz não pode ter sua vida acadêmica prejudicada. Por isso, não é permitido fazer hora extra. Também não é indicado que exerça atividades fora do seu grau de competência, como tarefas encarregadas a chefia.
Inscrições Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020
As inscrições Jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2020 têm dia certo para acontecer. Em sua última edição, os cadastros foram realizados no mês de março.
O novo calendário deve ser divulgado pela própria instituição. Para a inscrição é preciso comparecer até o ponto de atendimento portando:
- Carteira de Identidade (original ou protocolo);
- CPF (original ou protocolo);
- Declaração escolar original, recente e sem rasura.
O preenchimento da ficha cadastral não garante a participação nos cursos. A seleção é feita conforme política adotada pela instituição, sem interferência da ordem de chegada.
Para se candidatar basta comparecer até o endereço:
- Alameda Ezequiel Dias, 427 – Centro, Belo Horizonte (Sede da Cruz Vermelha Brasileira).