Jovem Aprendiz Rural 2021: Como Funciona? Inscrições e Vagas!

publicidade

Visto que os adolescentes e jovens da zona rural não têm muitas oportunidades, foi criado o Jovem Aprendiz Rural 2021 que profissionaliza jovens oriundos do meio rural, com idades entre 14 e 24 anos. Ao longo deste post, saiba como funciona o Jovem Aprendiz Rural 2021 e como se inscrever no programa! 


Jovem Aprendiz Rural 2021
Jovem Aprendiz Rural 2021

O que é o Jovem Aprendiz Rural 2021?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, mais conhecido como Senar é uma instituição responsável por desenvolver programas de instrução nas áreas rurais com o objetivo de qualificar e inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho de cerca de 20 estados brasileiros. 

publicidade

Um dos programas criados pelo Senar é o Jovem Aprendiz Rural 2021. O programa vem como uma oportunidade de inserção dos jovens e adolescentes que moram em zonas rurais no mercado de trabalho. 


No geral, são mais de 200 cursos em todo o país, com carga horária de 800 horas cada e com o foco principal na programação educativa ideal para as empresas contratantes. 

publicidade

Como funciona o Jovem Aprendiz Rural?

Assim como já mencionamos neste post, o Jovem Aprendiz Rural de 2021 é voltado à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Ele é regido pela Lei da aprendizagem, nº 10.097/2000, que determina que todas as empresas de médio e grande porte tenham de 5% a 15% do seu quadro de funcionários como aprendizes. 

De acordo com o site FDR, todas as empresas contratantes de jovens pelo Senar, atuam sempre nas áreas rurais e precisam assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos selecionados. Além disso, não podem oferecer um contrato superior que ultrapasse dois anos. 

Jovem Aprendiz Rural 2022

publicidade

Com mais de 200 cursos disponíveis em várias áreas de atuação, os jovens interessados no programa podem optar por aquele que mais se encaixa no seu perfil profissional. 

Cabe lembrar que a capacitação que esses jovens recebem vai além de questões agrárias, envolve também ética, cidadania, responsabilidade, criatividade e autoestima. 


Áreas de atuação do Jovem Aprendiz Rural

São cerca de 200 cursos disponíveis pelo Senar 2022 no programa Jovem Aprendiz Rural 2021. Eles são organizados de acordo com a área de atuação. Veja a seguir todas elas:

publicidade
ANÚNCIO

  • Agricultura
  • Agroindústria
  • Aquicultura
  • Atividades de Apoio Agrossilvipastoril
  • Atividades Relativas à Prestação de Serviços
  • Extrativismo
  • Formação Profissional Rural
  • Fruticultura
  • Pecuária
  • Silvicultura

Quer conferir mais detalhes sobre os cursos ofertados em cada uma das áreas mencionadas acima? Acesse o Portal do Senar.

publicidade

Contratação do Menor Aprendiz Rural

Segundo o site Summit Agro, a contratação do jovem aprendiz neste programa ocorre através de um contrato de trabalho específico, com regulamentação a ser seguida no Decreto n. 5.598/2005. 

Através deste decreto, a empresa contratante precisa se comprometer a assegurar a atividade com compatibilidade ao desenvolvimento físico, psicológico e moral do participante.

Atenção! 

publicidade

É importante salientar que as cargas horárias noturnas são completamente proibidas, assim como está descrito no art. 404 da CLT. Além disso, a remuneração do aprendiz rural deve ter o valor de um salário-mínimo do ano vigente, que neste caso é R$ 1.100.


Quem pode participar do Jovem Aprendiz Rural?

As regras estabelecidas pelo Jovem Aprendiz Rural 2021são as mesmas do programa já existente. 

Para se candidatar as vagas o interessado deverá ter entre 14 e 24 anos de idade. Além disso, também precisa estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental. 

publicidade

Jovem Aprendiz Rural 2022

Saiba como montar um currículo Jovem Aprendiz 2021

Atualmente, cerca de 20 estados brasileiros oferecem vagas no Jovem Aprendiz Rural 2021, com oferta de mais de 200 cursos. Todos com carga horária de 800 horas! 

publicidade

Vantagens de participar do programa

Participar de um programa como o Jovem Aprendiz Rural 2021 é uma grande oportunidade. Afinal de contas, através do programa, os aprendizes conseguem adquirir novos conhecimentos e novas experiências. 

A seguir, listamos as principais vantagens de participar deste programa:

  • Direito a 13º salário.
  • A jornada de trabalho é de até 6 horas diárias;
  • O aprendiz consegue fazer um curso de qualificação na área de atuação da empresa;
  • Salário Jovem Aprendiz 2021;
  • Trabalho registrado com anotação na Carteira de Trabalho;
  • Férias remuneradas, que devem ser no mesmo período das férias escolares.

Inscrição Jovem Aprendiz Rural 2021

Todo o processo de inscrição no Jovem Aprendiz Rural 2021 deve ser feito no site oficial da empresa contratante. 

publicidade

Para isso, você deverá acessar o site oficial da empresa de interesse e selecionar a opção “Trabalhe conosco” que aparece no final da página.

Nesta página, confira se há vagas disponíveis. Caso tenha, selecione a opção das inscrições Jovem Aprendiz 2021 e siga as instruções. 

Para conferir mais informações sobre, acesse o site Senar!

publicidade
Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Jovem Aprendiz Rural 2021: Como Funciona? Inscrições e Vagas!

Carla Souza
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre todos os assuntos ligados ao mercado de trabalho para Jovens Aprendizes como vagas, salários e benefícios.