O jovem brasilense pode ter dificuldade em conseguir o primeiro emprego. Para sanar essa questão o programa Jovem Aprendiz DF 2020, baseado na lei, amplia a oferta de vagas para esse público. Empresas de médio e grande porte devem oferecer oportunidades ao Jovem Aprendiz DF 2020, respeitando seus limites de horário e responsabilidades escolar.
Como funciona o Jovem Aprendiz DF 2020?
A proposta do programa Jovem Aprendiz 2020 é de beneficiar pessoas entre 14 e 24 anos que buscam se inserir no mercado de trabalho. Esta iniciativa é baseada na Lei da Aprendizagem, decreto de âmbito federal.
Seguindo a proposta da legislação, todas as empresas com mais de cinco funcionários registrados devem reservar uma cota de 5% a 15% de contratação de jovens em cargo de aprendiz. Logo, obrigatoriamente aumentam as oportunidades para o público nesse perfil.
Além de regularizar o trabalho do menor de idade, o Jovem Aprendiz trabalha como uma forma de inclusão social. Muitos jovens da periferia têm seu direito de emprego garantido, e podem se consolidar dentro da empresa.
✓ Faça a sua inscrição para:
Enquanto isso, as redes que se comprometem fazer valer a Lei, ganham funcionários empenhados, dispostos a aprender e que podem futuramente ocupar cargos superiores dentro da empregadora.
Quem pode ser um Jovem Aprendiz Brasília DF?
De acordo com a lei existem algumas regras e regulamentos que definem quais pessoas podem se candidatar no cargo de aprendiz. Essas exigências são válidas em todo o país. E por tanto, fundamentam o que é preciso para ser um Jovem Aprendiz DF 2020.
São contratados para o cargo aqueles:
- Jovens com idade entre 14 e 24 anos completos;
- Cursam o Ensino Médio ou já concluíram esta etapa.
Dependendo da política da empregadora e das exigências para a função do aprendiz, podem haver requisitos mais específicos. Por exemplo, priorizando a contratação de pessoas entre 16 e 23 anos, jovens de baixa renda, moradores mais próximos do local de trabalho e etc.
A marca pode solicitar que o candidato tenha conhecimento básico em informática, mas não deve exigir experiência anterior. Além disso, para ser um aprendiz é preciso ter qualidades como:
- Comprometimento com horário;
- Responsabilidade;
- Higiene no local de trabalho;
- Bom relacionamento com colegas de trabalho;
- Bom desempenho escolar.
Empresas que contratam Jovem Aprendiz Distrito Federal
Embora trabalhar em marcas de grande porte seja muito interessante, vale considerar as empresas que contratam Jovem Aprendiz DF 2020 e são menores.
✓ Veja também como funcionam as inscrições para Jovem Aprendiz RJ 2020
Para saber se a padaria, mercearia e lojas de varejo do bairro devem fazer esse tipo de contratação, basta se certificar se a empresa possui mais de 5 funcionários. Se sim, obrigatoriamente devem contratar aprendizes.
Dentro das oportunidades disponibilizadas para o Distrito Federal e oferecida por redes maiores, estão empresas como:
- Fast Shop;
- Wiz;
- Pão de Açúcar;
- Caixa Econômica Federal;
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Correios;
- Marisa;
- Riachuelo;
- Vivo;
- Claro;
- Nestlé;
- Dyna Industria e Comércio (empresa local);
- Montreal Clube de Hospedagem (empresa local).
O aprendiz pode exercer cargo administrativo e operacional, desde que haja supervisão de outro funcionário. Não é permitido fazer hora extra ou realizar funções fora do seu cargo de competência.
Benefícios do Jovem Aprendiz DF 2020
Unindo as exigências da Lei da Aprendizagem e as iniciativas da própria empregadora, há uma série de benefícios do Jovem Aprendiz Brasília 2020.
A maior parte das contratações garante:
- Jornada de trabalho de 4 a 6 horas diárias;
- Remuneração mensal;
- Registro em Carteira de Trabalho;
- FGTS;
- 13° salário;
- Auxílio alimentação;
- Vale transporte.
Algumas empresas também financiam cursos de capacitação aos aprendizes e podem garantir assistência média e odontológica.
Inscrições para Jovem Aprendiz DF 2020
A forma de fazer as inscrições para Jovem Aprendiz Distrito Federal dependem da maneira de contratação adotada pela empresa. Algumas, preferem receber o currículo em mãos, outras aceitam o cadastro em seus sites, e existe ainda a contratação terceirizada feita por instituições especializadas.
Os interessados devem procurar saber a forma como a marca realiza esse processo seletivo e candidatar-se. Vale comparecer até a Associação Comercial do Distrito e demais organizações para buscar vagas disponíveis.
Na internet, os jovens podem se inscrever usando portais como:
- CIEE;
- Vagas.com;
- InfoJobs;
- LikedIn;
- Love Mondays.
Esses sites citados acima têm como intuito criar uma ponte entre os candidatos e a empresa. Os currículos são cadastrados, a empregadora analisa e pode marcar uma entrevista. Alguns desses portais são pagos.