O período das inscrições Jovem Aprendiz 2020 variam conforme cada contratante, considerando que toda empresa possuí a sua política sobre a forma de seleção dos seus funcionários. E com as inscrições Jovem Aprendiz 2020 não é diferente. Os candidatos são avaliados e deve ser efetivado aquele que for melhor na entrevista, e demonstrar mais aptidão ao cargo.

Como funciona o Jovem Aprendiz 2020?
Criado a partir da Lei da Aprendizagem, o programa Jovem Aprendiz 2020 tem como finalidade auxiliar na contratação de jovens entre 14 e 24 anos. Pois entende que pessoas dentro desse perfil possuem mais dificuldades para se encaixar no mercado de trabalho.
Segundo a Lei, empresas com mais de 5 funcionários registrados, logo consideradas como de médio e grande porte, devem contratar de 5% a 15% de colaboradores com perfil de aprendiz.
Além de legalizar o trabalho do menor de idade, proporcionar renda aos jovens, e colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos, o programa também beneficia as empresas. Estas terão funcionários empenhados, dispostos a aprender e atualizados nos novos empreendimentos.
Requisitos inscrições Jovem Aprendiz 2020
Dentro do que é instituído por Lei, a empresa contratante pode determinar quais serão os requisitos inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2020. Principalmente quanto a idade, escolaridade e renda do candidato.
Algumas empregadoras priorizam a contratação por jovens matriculados na rede pública de ensino, e que sejam caracterizados como baixa renda. Ou seja, possuem renda familiar mensal de até 2 salários por pessoa.
Mas, de um modo geral, as exigências são:
- Ter entre 14 e 24 anos;
- Estar matriculado no Ensino Médio ou já ter concluído essa etapa.
Benefícios Jovem Aprendiz 2020
Este também é um ponto que varia de acordo com a empregadora. A Lei determina o mínimo de benefícios Jovem Aprendiz 2020 que devem ser concedidos. Caso a empresa queira fornecer algo á mais, desde que não prejudique academicamente o jovem, não há nenhum problema.
Certas contratantes financiam formação profissional para o funcionário, e combinam a carga horária de trabalho com a carga horária do curso. Unindo o teórico ao prático.
Por Lei, são benefícios do programa:
- Jornada diária de trabalho de 4h à 6h;
- Salário compatível com a carga de trabalho;
- FGTS;
- Férias;
- Auxilio refeição;
- Vale transporte.
O funcionário não pode ter sua vida escolar prejudicada, e deve trabalhar em horário oposto ao da escola. É proibido que o jovem faça hora extra, e atue na empresa sem a supervisão de outro funcionário.
Vagas Jovem Aprendiz 2020
A contratação do aprendiz acontece periodicamente. Com isso, a divulgação de novas vagas Jovem Aprendiz 2020 é recorrente.
O funcionário é efetivado com contrato de até dois anos. E em alguns casos pode acontecer a efetivação na empresa. Tudo depende do desempenho do jovem.
O indicado é buscar por inscrições Jovem Aprendiz 2020 e vagas no site oficial das empresas que aderiram ao programa, em instituições parceiras destas empregadoras como o Ciee e Espro. Além de centros como Associação Comercial e Prefeituras.
✓ Quem olhou esse processo seletivo, se interessou também por:
As empregadoras de porte grande, conhecidas no mercado e que oferecem vagas para aprendiz são:
- Correios;
- Petrobrás;
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Caixa;
- Bradesco;
- Carrefour;
- Renner;
- Gol;
- Riachuelo;
- Nestlé;
- Vivo.
Inscrições Jovem Aprendiz 2020
As inscrições Jovem Aprendiz 2020 acontecem de diferentes maneiras dependendo da empresa que está com vagas disponíveis.
Algumas possuem um portal na internet com a possibilidade do cadastro de currículos, outras preferem a contratação presencial com o preenchimento da ficha cadastral no local. E ainda, aquelas que têm parceria com instituições privadas sem fins lucrativos que fazem o processo seletivo.
A dica é acessar portais como:
Nestes canais o jovem tem acesso as vagas abertas em sua região, podem se inscrever e aguardar a chamada para uma entrevista.
No site oficial da empresa o cadastro é diferente. Veja o exemplo do Bradesco:
- No portal ‘Trabalhe Conosco‘ escolha ‘Aprendiz’;
- Em seguida, clique em ‘Cadastrar currículo’;
- Insira CPF e senha caso já tenha currículo inscrito. Se este for o primeiro acesso, informe o CPF e digite o código de acesso e selecione ‘Cadastrar’.