Aprendiz Legal 2021: Inscrições, Como Funciona? Vagas e LEI

O Aprendiz Legal 2021 é um programa do Governo Federal que já empregou milhares de jovens no primeiro emprego. Além de receber qualificação profissional, o jovem tem um contrato de dois anos e pode ser efetivado após o período como Aprendiz Legal 2021.


Aprendiz Legal 2021

Aprendiz Legal 2021

O programa criado deve ser respeitado conforme determina a Lei de Aprendizagem, e cabe a cada empresa participante a ampliar requisitos e benefícios ao Jovem Aprendiz 2021.

Conheça o Menor Aprendiz Legal e saiba como garantir sua inscrição em um dos maiores programas de inclusão social do país!


O que diz a Lei de Aprendizagem do Aprendiz Legal?

O Aprendiz Legal está amparado sob a Lei nº 10.097/2000, que abrange a Lei de Aprendizagem. Nela, a lei obriga as empresas de médio a grande porte a ceder entre 5% a 15% das vagas aos Aprendizes.

Entre as empresas participantes, estão:

Cada uma delas apresenta requisitos e benefícios diferentes, mas nenhuma pode oferecer menos do que a Lei estipula.


Como ser um Aprendiz Legal 2021?

O Aprendiz Legal 2021 é um programa do Governo Federal que visa a inclusão social de jovens sem experiência para o mercado de trabalho.

Inicialmente – e até hoje para algumas empresas –, a ideia era ajudar o jovem de baixa renda a ter a oportunidade de aprender uma função, na teoria e na prática, na condição de Aprendiz.

Hoje, com muitas empresas participando do programa, nem todas elas fazem essa exigência, ampliando a chance de jovens com idade mínima de 14 anos a dar início a sua jornada de trabalho.

Mas, como ser Aprendiz Legal 2021?

ANÚNCIO

Para participar, o jovem precisa ficar atento aos sites das grandes empresas, pois em muitos casos elas oferecem um link direto para você se inscrever na página deles.

Em outros casos, o link para a inscrição no Jovem Aprendiz é o “Trabalhe Conosco” e pode acontecer de você ter que enviar um currículo através de algum site parceiro que faz a intermediação, como é o caso do CIEE.


Quem pode ser Aprendiz Legal 2021?

Segundo a Lei de Aprendizagem, os jovens que desejam ingressar como Aprendiz Legal 2021 precisam se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter idade entre 14 a 24 anos (sem limite para pessoas com deficiência);
  • Esteja cursando ou finalizado o nível fundamental / médio;
  • Disponibilizar entre 4 a 6 horas diárias;
  • Não possuir experiência na carteira de trabalho.

Esses requisitos para ser Jovem Aprendiz são básicos. Como mencionado neste artigo, cada empresa pode mudar os requisitos, desde que não amplie a idade mínima nem aumente a carga horária.


Salário e benefícios do Aprendiz Legal

Da mesma forma que os requisitos, as empresas podem mudar a remuneração e os benefícios que constam em Lei par ao Jovem Aprendiz. Mas estão proibidas de oferecer um salário abaixo do valor proporcional à carga horária, que tem como base o mínimo nacional.

Sendo assim, veja os benefícios básicos e quanto ganha um Menor Aprendiz 2021:

  • 13º;
  • Salário compatível com a carga horária;
  • FGTS;
  • Carteira de trabalho assinada;
  • Vale Alimentação / Refeição;
  • Férias.

Vagas do Aprendiz Legal

As vagas para Aprendiz Legal vão depender da demanda de cada região e empresa contratante. Normalmente, o Jovem Aprendiz ocupa cargos na área administrativa e atendimento ao público (para agências bancárias) ou na operação de caixas (para Lojas de Departamentos, por exemplo).

Para ter certeza, verifique junto ao site da instituição em que pretende se inscrever quais as vagas disponíveis para o Aprendiz.


Como se inscrever no Aprendiz Legal 2021

Já citamos neste artigo que cada empresa oferece um método de inscrição, não é? Algumas, inclusive, aceitam o cadastro presencial, mas nada é mais fácil e prático que a inscrição online.

Ha empresas, por exemplo, como as Lojas Americanas que preferem terceirizar o serviço: você cadastra o currículo no VAGAS.com e aguarda ser analisado pela loja.

Uma outra empresa participante do Aprendiz Legal 2021 é o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. Diferente das demais, ele funciona como intermediador para o jovem se inscrever em outras empresas cadastradas no CIEE.

Veja como é fácil cadastrar currículo no Jovem Aprendiz CIEE 2021:

  • Vá até o rodapé, na aba “Estudantes” e clique em “Faça seu Cadastro”;
  • Preencha a ficha e clique em “Próximo”.

A partir do momento que você envia sua ficha, é só aguardar contato da empresa contratante em caso de você ter o perfil e puder preencher a vaga como Aprendiz.

Essas informações sobre o Aprendiz Legal 2021 podem sofrer alterações. Por isso, não deixe de visitar esta página para conferir novidades!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Aprendiz Legal 2021: Inscrições, Como Funciona? Vagas e LEI