A inscrição para o Jovem Aprendiz SENAC 2021 acontece o ano todo e tem ajudado milhares de jovens em sua formação profissional. Mas, para participar, o Jovem Aprendiz SENAC 2021 vai precisar que a inscrição seja feita pelo seu empregador.
Isso porque o curso profissionalizante nessa modalidade indica alguém que esteja empregado na condição de Aprendiz. Dessa forma, esses jovens aprendem uma função, se aperfeiçoam e podem atuar melhor na empresa onde trabalham.
Saiba mais sobre como funciona, quais os benefícios e como garantir sua inscrição no SENAC para Aprendiz. Vamos lá!
Como funciona o SENAC 2021?
O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – é um órgão privado, sem fins lucrativos, que atua na formação de jovens para o mercado de trabalho.
A instituição é conhecida como uma das melhores escolas profissionalizantes, com laboratórios e diversos cursos em modalidades diferentes (Livres, Técnicos, Graduação, Pós-Graduação).
Também é possível estudar à distância, chamado de EAD – Ensino À Distância – ou por cursos gratuitos (PSG – Programa SENAC de Gratuidade).
✓ Participe ainda:
Além disso, o SENAC também oferece oportunidades para o Jovem Aprendiz 2021, um programa do Governo Federal que visa ajudar jovens a ingressar no mercado de trabalho por meio de um bom curso da instituição.
Como funciona o Jovem Aprendiz SENAC 2021?
Criado a partir da Lei de Aprendizagem, instituída no ano 2000 pelo Governo Federal, o Jovem Aprendiz auxilia jovens sem experiência profissional a conquistar o primeiro emprego.
A empresa contratante, como o Jovem Aprendiz Bradesco 2021, respeitando o número reservado aos Menores Aprendizes (cerca de 5% a 15% do quantitativo de vagas) contrata os jovens que se encaixam no perfil da empresa e atendam os requisitos básicos.
Uma vez atuando como Jovem Aprendiz, a empresa pode inscrever o seu contratado no SENAC 2021 para que ele possa aprender a função para qual ele foi designado – ou para aperfeiçoar suas qualidades.
Como participar do Jovem Aprendiz SENAC 2021?
Para participar do SENAC na condição de Aprendiz, você vai precisar, primeiro, ingressar em alguma empresa participante do Jovem Aprendiz 2021.
Na lista abaixo, selecionamos algumas dessas empresas que reservam vagas para os Menores Aprendizes. Veja:
- Itaú;
- Lojas Americanas;
- Jovem Aprendiz Santander 2021;
- Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021;
- Unimed.
Cada uma dessas empresas possui seus próprios requisitos, mas é importante que, pelo menos, você se enquadre no perfil básico do Jovem Aprendiz, que é:
- Ter idade entre 14 a 24 anos;
- Estudando ou ter finalizado o ensino Fundamental/Médio;
- Estar disponível de 4h a 6h diárias, sem prejudicar o desempenho escolar;
- Preencher os requisitos de escolaridade e idade mínima para determinado curso SENAC.
Salário e benefícios do Aprendiz SENAC
Você certamente já se perguntou quanto ganha um Jovem Aprendiz pelo Senac, não é mesmo? Pois saiba que assim como um funcionário efetivado, o Aprendiz também tem direito a um salário e benefícios.
O salário é compatível com as horas trabalhadas e tem como base o salário mínimo, mas em alguns casos ele pode ser maior dependendo da empresa contratante.
Veja, portanto, alguns benefícios de quem é Jovem Aprendiz SENAC 2021:
- 13º salário;
- Auxílio refeição e transporte;
- Carteira assinada;
- Férias junto com o período de férias escolares;
- Seguro desemprego.
Vagas abertas no SENAC Menor Aprendiz 2021
Ainda não informações sobre os cursos do Menor Aprendiz e as vagas abertas para o SENAC 2021, mas sabe-se que os cursos são voltados à área do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Isso inclui serviços em:
- Supermercados;
- Farmácias;
- Hotéis;
- Cozinha;
- Postos de Combustíveis;
- Entre outros.
Todo ano, os cursos podem sofrer alteração, então é bom ficar atento a programação do SENAC para o Programa de Aprendizagem.
✓ Não deixe de se inscrever:
Como se inscrever no Jovem Aprendiz SENAC 2021?
Se você quer tentar um dos cursos SENAC na condição de Aprendiz, já sabe que vai precisar ser inscrito em alguma empresa participante do programa social, não é?
Depois que você estiver inscrito, então, a própria empresa deverá cadastrá-lo no Jovem Aprendiz SENAC 2021, dependendo das vagas disponíveis dos cursos gratuitos.
Para isso, é necessário comprovar vínculo empregatício através da carteira assinada do jovem, em seguida, é só seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do SENAC de seu Estado (no exemplo, usamos o SENAC de Pernambuco);
- Selecione o link “Para Empresas” e, em seguida, clique em “Aprendizagem”;
- Desça a barra de rolagem e encontre o link do Formulário de Inscrição;
- Após clicar, você deverá cadastrar sua empresa;
- Feito o cadastro, entre com o seu CNPJ e senha → clique em “ACESSAR”;
- Preencha os campos do formulário para inscrever seu Aprendiz.
Na página onde você encontra o link para o Formulário de Inscrição, você tem acesso aos cursos, documentação e prazos para inscrever o Jovem Aprendiz SENAC 2021.
Em caso de novidades sobre os cursos SENAC para Aprendiz e seu funcionamento, este artigo será atualizado.