Programa Jovem Cidadão 2020: CADASTRO, Como funciona?

O programa Jovem Cidadão 2020, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, beneficia centenas de jovens paulistas. A parceria com empresas privadas traz oportunidades de emprego ao adolescentes inscritos no programa Jovem Cidadão 2020. Entenda como funciona esse sistema, e quais os requisitos para se inscrever em uma vaga.

Programa Jovem Cidadão 2020

Programa Jovem Cidadão 2020

Entenda como funciona o programa Jovem Cidadão 2020

Em todo o estado de São Paulo, a fundação do programa Jovem Cidadão 2020 objetiva a ampliação da oferta de vagas de emprego para jovens e adolescentes.

Alguns estados, como Goiás, possuem iniciativas com o mesmo nome, mas com outros objetivos. No estado paulista, a ideia é que o trabalho do menor de idade seja legalizado, haja mais oportunidade de emprego para esse público e as empresas saibam quem e onde contratar seus novos funcionários.

✓ Quem olhou esse processo seletivo, se interessou também por:

O projeto também conta com a parceria da Secretaria Estadual da Educação, já que busca beneficiar alunos da rede e prioriza a oferta para aqueles que possuírem a menor renda familiar por pessoa.

O número de contratados varia conforme a estrutura de funcionários da empresa, se possuem de 6 a 10, por exemplo, devem selecionar até 2 Jovem Cidadão.


Requisitos do programa Jovem Cidadão 2020

Foi determinado um público específico para fazer parte do projeto. Pensando na idade, conhecimentos acadêmicos e na maturidade do jovem.

Segundo o regulamento, são requisitos do programa Jovem Cidadão 2020:

  • Ser aluno da rede pública estadual de São Paulo;
  • Estudantes entre 16 e 21 anos;
  • Matriculados no 2° ano ou 3° ano do ensino médio.

É importante ressaltar que o candidato a uma vaga do projeto precisa frequentar regularmente a escola, e possuir um bom desempenho.


Processo de seleção programa Jovem Aprendiz 2020

O programa está presente nas 39 cidades que compõem a área metropolitana do estado. O processo de seleção programa Jovem Aprendiz 2020 consiste nas seguintes etapas:

  1. Inscrição via internet;
  2. Chamada para entrevista;
  3. Seleção;
  4. Atuação na empresa contratante com duração de seis meses.

Quando chamado para entrevista o jovem concorrerá com mais dois candidatos. Serão selecionados os que se destacarem na entrevista, e a empresa também deve considerar a renda de cada um deles.


Benefícios programa Jovem Aprendiz 2020

O Estado se compromete a fornecer alguns benefícios programas Jovem Aprendiz 2020, e deixa que a própria empresa crie e forneça outros possíveis benefícios.

O governo paga uma remuneração fixa de R$65 mensal ao funcionário, e solicita que a empresa arque com R$3,13 por hora trabalhada. Mas esse é o mínimo, a contrante pode aumentar o valor caso queira.

Entre outros, também são benefícios:

  • Trabalho de segunda à sexta-feira;
  • Carga horária de 4,5 ou 6 horas diárias;
  • Atuação entre 6h e 22h.

A atuação do jovem não pode atrapalhar a sua vida acadêmica, mas caminhar junto a ela. Por isso, a jornada de trabalho deve ser em horário oposto ao da escola.


Inscrição programa Jovem Cidadão 2020

O estudante pode optar por se inscrever na secretaria escolar que possibilite esse cadastro. Ou ainda, no portal do projeto.

Existem períodos para que seja feita a inscrição programa Jovem Cidadão 2020:

  • Alunos do 3° ano do Ensino Médio: de janeiro a maio;
  • Alunos do 2° ano do Ensino Médio: de janeiro até 31 de dezembro.

Seguindo este calendário, veja como pode ser feito o cadastro online:

  • Insira as informações solicitadas para preencher a ficha de inscrição.

A própria empresa deve entrar em contato com o estudante caso haja uma oportunidade em sua região, para agendar a entrevista.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Programa Jovem Cidadão 2020: CADASTRO, Como funciona?
  • Adicione Seu Comentário