O programa Jovem Aprendiz SENAI 2020 se trata da união entre duas iniciativas que possuem o mesmo propósito: o crescimento profissional do jovem. A ideia é que a partir da parceria entre Jovem Aprendiz SENAI 2020 as empresas que contrataram o menor aprendiz possam ter um funcionário bem capacitado pela instituição do SENAI.

Sobre o Jovem Aprendiz SENAI 2020
De acordo com a Lei da Aprendizagem 10.097/2000, as empresas que possuírem mais de 5 empregados devem contratar funcionários que se enquadrem como aprendiz. Desse decreto nasceu o programa Jovem Aprendiz.
A ideia é que o quadro de funcionários contratados tenha de 5% a 15% de jovens entre 14 e 24 anos. A Lei legaliza o trabalho do menor de idade, possibilita mais chances de estabilidade e aumenta o número de contratações de pessoas nesse perfil.
O decreto estipula alguns benefícios que devem ser fornecidos ao aprendiz contratado. E o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um agente educacional que auxilia nesse programa. Criando parceria com a empresa contrante e fornecendo formação gratuita aos jovens.
O foco do SENAI são cursos voltados a área industrial, mas possuem outros segmentos disponíveis. O nível educacional de maior procura é o técnico, já que pode ser combinado ao Ensino Médio.
Quem pode ser Jovem Aprendiz SENAI 2020
Para cursar gratuitamente um dos cursos do SENAI no perfil de Jovem Aprendiz, o interessado deve ser contratado por uma das empresas parceiras da instituição. Em seguida, deve corresponder a exigência de idade e escolaridade mínima para o curso pretendido.
De um modo geral, quem pode ser Jovem Aprendiz SENAI 2020 são:
- Jovens entre 14 e 24 anos;
- Matriculados no Ensino Médio ou que já tenham concluído essa fase escolar.
A empregadora pode fazer outras exigências, como a comprovação de baixa renda. Ou optar pela contratação de alunos da rede pública.
Cursos Jovem Aprendiz SENAI 2020
Quando contratado e encaminhado para fazer um dos cursos para Aprendiz SENAI 2020 o aprendiz encontra um catálogo de opções. No entanto, a contrante costuma selecionar de 2 a 3 opções de cursos para que os funcionários se inscrevam.
✓ Veja também, detalhes sobre o Jovem Aprendiz SENAC 2020!
O SENAI possuí diversas opções, que variam conforme a infraestrutura de cada local. Veja a lista de alguns dos cursos que ficam disponíveis para o menor aprendiz:
- Eletricista;
- Ferramenteiro de corte, dobra e repuxo;
- Mecânico de manutenção;
- Mecânico de usinagem;
- Operador de processos na industria de alimentos;
- Auxiliar de padeira e confeitaria;
- Assistente administrativo;
- Modelista de roupas;
- Costureiro;
- Técnico em administração;
- Técnico em rede de computadores;
- Técnico em eletroeletrônica;
- Técnico em mecatrônica;
- Técnico em mecânica.
O curso precisa ser em horário oposto ao da escola, pois a vida acadêmica do menor não pode ser prejudicada. Ao contrário, deve ser incrementada.
E lembre-se, também existe a possibilidade de algumas vagas não chegarem a ofertar um curso de qualificação, ou seja, essa contemplação não é regra.
Vagas para Aprendiz SENAI 2020
A oferta de vagas Jovem Aprendiz SENAI 2020 dependem da própria empresa que contrata o funcionário. Esta seleciona aqueles que poderão participar da capacitação profissional e os encaminham até a instituição de ensino.
O jovem precisa conhecer estas contrantes que têm parceria com a instituição, e que selecionam o aprendiz. Algumas delas são:
- Nortearh;
- Porto Seguro;
- Soulan;
- VLI Logística.
O ideal é procurar uma unidade do SENAI e solicitar a lista de empresas que são parceiras. Em alguns casos a própria escola pode indicar em quais delas o processo de inscrição está aberto, e o número de vagas.
E outra forma de encontrar suas vagas, é navegar por sites de divulgação.
Inscrições Jovem Aprendiz SENAI 2020
As inscrições Jovem Aprendiz 2020 SENAI e a matrícula na escola acontecem diretamente na unidade de ensino. O aprendiz se candidata a uma vaga no programa de gratuidade, por pertencer ao quadro de funcionários de uma empresa conveniada.
Se for selecionado ele inicia a formação totalmente gratuita e financiada pela contrante. O indicado é procurar a área administrativa e de Recursos Humanos da empregadora e procurar saber qual o período para a inscrição.
A própria empresa encaminha o menor aprendiz até o SENAI com os documentos que comprovem o seu vínculo empregatício e o direito ao curso gratuito.