As vagas de Jovem Aprendiz Detran 2020 ficam disponíveis conforme a necessidade de cada unidade. Os interessados em atuar como Jovem Aprendiz Detran 2020 devem se inscrever de forma virtual ou em empresas terceirizadas. O objetivo do programa é aumentar as chances de emprego para o público jovem em uma instituição pública!
Sobre o Jovem Aprendiz Detran 2020
Muitos jovens se queixam da dificuldade em conseguir a primeira oportunidade de emprego, principalmente porque as empresas costumam exigir experiência profissional. E devido a idade esse público possui pouca ou nenhuma experiência anterior.
O objetivo do programa Jovem Aprendiz, baseado na Lei da Aprendizagem, é fazer com que todas as empresas com mais de 5 funcionários registrados tenham entre os seus colaboradores de 5% a 15% de aprendizes.
Isto acontece com o Jovem Aprendiz Detran. Periodicamente a instituição lança a abertura de um edital com a seleção de aprendizes.
O órgão público é o responsável por gerenciar e administrar ações relacionadas ao trânsito, como: primeira habilitação, transferência de veículos, licenciamento anual e etc.
✓ Veja ainda como se inscrever nas empresas:
De acordo com a legislação, o Detran deve possuir funcionários entre 14 e 24 anos, oferecendo oportunidade para os aprendizes. A seleção depende da organização da unidade e da necessidade de selecionar novos funcionários.
Quem pode se tornar um Jovem Aprendiz?
Para se inscrever no programa e conseguir a oportunidade de trabalho é preciso cumprir com algumas exigências. A Lei diz que os requisitos para ser Jovem Aprendiz Detran são:
- Possuir entre 14 e 24 anos;
- Ter Ensino Fundamental e Médio completo, ou estar cursando.
Dependendo da vaga em questão a faixa etária pode ser diferente, mas sempre respeitando o limite mínimo e máximo garantido na legislação.
Em alguns casos a instituição também pode selecionar um público com características mais específicas. Por exemplo, priorizando a contratação de estudantes da rede pública de ensino ou aqueles que comprovarem baixa renda.
Funções do Menor Aprendiz Detran
A contratação do aprendiz depende de uma série de fatores. Depois de enviar o seu currículo, a instituição deve analisar as informações e selecionar alguns candidatos para uma conversa. Os jovens passam por uma entrevista e se corresponderem as expectativas da instituição serão contratados.
✓ Veja como se inscrever para vagas de Menor Aprendiz SENAC 2020
Em seguida, serão orientados sobre como atua o Jovem Aprendiz Detran 2020. A maior parte dos contratados deve trabalhar em uma unidade do Detran, e outros são encaminhados para o Ciretrans que são departamentos regionais de representação do órgão em cidades menores.
Nesses locais, os serviços realizados têm relação com o setor administrativo. Por exemplo:
- Organização de pastas e documentos;
- Listagem de serviços;
- Criação de planilhas, prescrição de documentos e arquivos;
- Atendimento e orientação ao público;
- Recebimento e envio de e-mails;
- Entrega de senhas;
- Auxilio a outros funcionários.
Benefícios pagos ao Jovem Aprendiz Detran 2020
Além da oportunidade de atuar em uma instituição pública séria e comprometida, os funcionários contam com outras vantagens do Jovem Aprendiz Detran 2020.
Os direitos são garantidos pela Lei da Aprendizagem, e solicitam que as empresas cumpram com:
- Jornada diária de trabalho de 4 a 6 horas;
- Remuneração salarial compatível com o tempo de trabalho;
- Registro em Carteira de Trabalho;
- 13° salário;
- FGTS;
- Vale transporte;
- Auxilio alimentação.
A instituição empregadora também pode fornecer capacitação profissional, com programa de treinamento e o financiamento de cursos.
Inscrições Jovem Aprendiz Detran 2020
Os jovens e adolescentes interessados em fazer parte do programa devem se atentar as divulgações oficiais feitas pelo órgão. O Detran deve informar quando abrem novos processos seletivos e a forma como fazer inscrições Jovem Aprendiz Detran 2020.
Na maior parte dos casos a instituição conta com o auxilio de empresas terceirizadas, como o CIEE. Os interessados inscrevem seu currículo e aguardam a chamada, caso cumpram com as exigências da vaga.
Outra possibilidade é o cadastro no próprio site quando o departamento deixa disponível essa possibilidade. O mais indicado é aguardar as informações oficiais da instituição do seu estado.