O Menor Aprendiz vai Acabar? Saiba o Futuro do Programa

publicidade

Com as mudanças dos programas públicos no novo governo, muitas pessoas se perguntam se o Menor Aprendiz vai acabar. Por isso, para entender qual será o futuro do programa e demais detalhes, confira as informações a seguir e descubra se o Menor Aprendiz vai acabar:


O Menor Aprendiz vai acabar?
O Menor Aprendiz vai acabar?

O Menor Aprendiz vai acabar?

A Medida Provisória (MP) de nº 1.116 aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro assustou muitos brasileiros, principalmente os das classes menos favorecidas.

publicidade

Isto porque a medida previa uma redução de cerca de 432 mil vagas para o programa em até dois anos. Essa redução traria um efeito negativo, principalmente para a população mais pobre.


Afinal, o programa Jovem Aprendiz promove o primeiro emprego para centenas de jovens de baixa renda sem experiências de trabalho.

Apesar dessas informações um tanto assustadoras, o programa Menor Aprendiz não chegará ao fim. Principalmente porque, a expetativa é que o Governo ofereça melhorias e investimentos para o programa.

publicidade

✓ Saiba mais:

Portanto, os jovens que se enquadram nos requisitos Menor Aprendiz poderão se inscrever para as vagas disponíveis. Desse modo, para entender como o programa estará funcionando este ano, confira as informações a seguir.

publicidade

Como vai ficar o programa Jovem Aprendiz?

É comum que o programa Menor Aprendiz sofra alterações a fim de melhorar o funcionamento e o alcance dos objetivos.

O Menor Aprendiz vai acabar?
Fonte: SindiVarejista

Portando, de acordo com as novas propostas, os jovens inscritos no programa que estiverem frequentando uma formação técnica podem ter o contrato de aprendizagem estendido até o de quatro anos.

publicidade

Enquanto isso, para aquelas atividades que exigem uma idade mínima dos participantes de 21 anos, como é o caso dos encargos relacionados de segurança e transporte profissional, o limite mínimo da idade poderá ser aumentado.


Salário de Menor Aprendiz 2023

salário do Jovem Aprendiz depende diretamente do valor do salário mínimo vigente. Isso porque a remuneração sempre é menor que o salário mínimo registrado.

ANÚNCIO

O Menor Aprendiz vai acabar?
Fonte: Rede Brasil Atual
publicidade

Além disso, essa categoria de prestação de serviço não é de 8 horas completas, tal como acontece nos contratos comuns da CLT.

O Menor Aprendiz, de acordo com as leis do programa, deve ter uma carga horária de no máximo, 6 horas diárias sem atrapalhar as suas atividades escolares.

Portanto, este ano, o valor do salário mínimo do Menor Aprendiz estará variando entre R$ 550 a R$ 1.200 vindo a depender diretamente no tempo de prestação de serviço, que varia entre quatro e seis horas diárias.

publicidade

✓ Acesse as oportunidades:


Novas regras Menor Aprendiz

Além de ter a possibilidade de receber um pouco mais devido a atualização do salário mínimo, também existem novas possibilidades para você.

publicidade

Como você pôde conferir, a carga horária do Jovem Aprendiz deve ser de até no máximo 6 horas diárias.

Entretanto, você pode ser efetivado e assim passará a ganhar pelo menos o valor do piso da categoria em que for registrado.

Um outro detalhe é que a idade máxima estabelecida para que os jovens se inscrevam no programa é de 24 anos. Porém, ficou entendido que essa máxima não se aplica a algumas situações.

publicidade

Por exemplo, para as atividades que exigem idade mínima de 21 anos, a idade máxima pode sim ser estendida para até 29.

Por fim, para entender mais detalhes sobre as novas regras do Jovem Aprendiz, não deixe de conferir o vídeo a seguir com informações complementares:

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

O Menor Aprendiz vai Acabar? Saiba o Futuro do Programa

publicidade
Carla Souza
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2015, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre todos os assuntos ligados ao mercado de trabalho para Jovens Aprendizes como vagas, salários e benefícios.