O governo do Estado lançou um edital para um programa especial para contratar aprendizes jovens atingidos pela enchente. A partir desta quarta-feira (28), aqueles que desejam se inscrever no Partiu Futuro – Jovem Aprendiz Reconstrução podem fazê-lo neste site. A data limite para preencher o formulário é 6 de setembro.
1,5 mil bolsas serão distribuídas em 23 municípios. Os candidatos selecionados serão contratados em regime CLT e receberão um salário de R$ 786,95 por jornada de 20 horas semanais, bem como auxílio-alimentação de R$ 550, vale-transporte, orientação jurídica, acompanhamento psicológico e apoio escolar.
O jovem aprendiz passará por 1.040 horas diárias no total. Aproximadamente 640 horas serão dedicadas a atividades práticas, enquanto 400 horas serão dedicadas a atividades teóricas.
Para se inscrever, é necessário ter entre 14 e 21 anos, estar no Cadastro Único (CadÚnico), estudar em uma instituição pública ou ter concluído um curso de educação. Não há limite de idade para pessoas com deficiência. Além disso, é necessário que eles tenham ficado sem moradia, desalojados ou afetados pela enchente. Os residentes de cidades em estado de calamidade pública que aderiram ao programa ainda podem se inscrever.
Vale destacar que, os jovens serão escolhidos por meio de uma escala de pontuações que leva em consideração renda per capita, grupos populacionais, cor ou raça e participação em programas sociais adicionais. 16 de setembro marca a divulgação do resultado preliminar. No dia 24 de setembro, será realizada a convocação.