Após cancelar a seleção no final do ano passado, o novo edital para o Jovem Aprendiz Nuclep 2024 já está disponível. Confira aqui as datas para participar e as regras do edital, incluindo idade e número de vagas!
Jovem Aprendiz Nuclep 2024
Se você está interessado em iniciar sua vida profissional em uma das empresas mais importantes e estratégicas da indústria de equipamentos pesados brasileiro, não pode deixar de conferir o Jovem Aprendiz Nuclep 2024.
A Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados) está situada no Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente no município de Itaguaí.
Assim sendo, ela é de fácil acesso para 3 das principais capitais brasileiras, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, o que aumenta bastante seu valor.
Neste artigo você vai conhecer a parceria da empresa com o programa Jovem Aprendiz!
Requisitos para Jovem Aprendiz Nuclep 2024
Caso você nunca tenha ouvido falar, o Jovem Aprendiz é um programa do Governo Federal que impulsiona o ingresso de jovens no mercado de trabalho.
Dito isso, o objetivo é dar uma chance para pessoas que nunca trabalharam de carteira assinada (emprego formal) conseguirem o seu primeiro trabalho de maneira mais fácil.
Entretanto, com o jovem aprendiz, as contratações não exigem experiência prévia, nem cursos complicados ou formação específica. Logo, é mais fácil de uma pessoa passar em uma seleção de grandes indústrias como a Nuclep.
Quem pode participar?
Antes de mais nada, os requisitos para o Jovem Aprendiz são ter idade entre 14 e 24 anos, disponibilidade para trabalhar entre 6 a 8 horas por dia e estar cursando o ensino fundamental/médio ou ter terminado o ensino médio.
Mas na seleção do Jovem Aprendiz Nuclep 2024 as regras são um pouco diferentes e os participantes devem ter, obrigatoriamente, entre 18 e 21 anos e 11 meses na data da inscrição.
Além disso, só pessoas que estão cursando o ensino médio, ou já concluíram, podem participar.
O que faz um Aprendiz na Nuclep?
O objetivo do Jovem Aprendiz Nuclep 2024 é formar profissionais capacitados para suprir as demandas da indústria e desempenhar diversas funções nos setores Nuclear, de Defesa e Energia.
E para isso, ele fez uma parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para oferecer 44 vagas em cursos profissionalizantes.
Os candidatos selecionados participarão de uma jornada de aprendizado de 20 horas semanais (4 horas por dia), nos cursos de Soldador de Estruturas Metálicas, Mecânico de Manutenção e Assistente de Logística.
Qual é o salário de um Jovem Aprendiz?
Por lei, um jovem aprendiz deve receber o equivalente ao salário-mínimo pelas suas horas de trabalho, mas os valores reais variam dependendo do segmento no qual a pessoa trabalhe.
Mesmo assim, segundo dados do portal Salário, atualmente a remuneração média para o cargo é de R$676,89, considerando uma jornada de trabalho de 24 horas semanais.
Assim como em diversos outros programas de aprendizado, o Jovem Aprendiz Nuclep irá receber o salário mínimo-hora e a duração do contrato irá depender do curso escolhido.
Mas ele também terá direito a diversos benefícios, incluindo seguro de acidente pessoal e vale-transporte.
Inscrições para Jovem Aprendiz Nuclep 2024
As inscrições acontecem somente pela internet, a partir do dia 10 de janeiro de 2024, acessando o formulário que o SENAI – RJ disponibilizou.
Para isso, o interessado deve acessar este link na data marcada, onde fará uma única inscrição por CPF. Mas ele precisa ser rápido, porque as vagas são limitadas.
Durante a inscrição, ele deve preencher um formulário e inserir todos os dados necessários. Mas ele também vai ter que fazer upload de vários documentos, que precisam estar legíveis.
Confira abaixo quais documentos você deve apresentar:
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante do ensino médio concluído;
- Comprovação da deficiência, no caso de PcD (Pessoas com Deficiência).
- Comprovante de residência;
- Foto 3×4;
- CAM (Certificado de Alistamento Militar) ou reservista.
Após a inscrição, a pessoa ainda terá que passar por diversas etapas até ser de fato selecionada e garantir sua vaga. Você pode conferir todos os detalhes no edital, ou acessando a página da Nuclep!