Você sabe como é possível se tornar um Jovem Aprendiz efetivado 2023? O contrato desse trabalhador pode ser efetivado em algumas situações. Por isso, veja a seguir como funciona o Jovem Aprendiz efetivado 2023:
Jovem Aprendiz efetivado 2023
O Menor Aprendiz é uma categoria de trabalho especial, na qual a oportunidade do primeiro emprego é oferecida para jovens entre 14 e 24 anos.
O contrato desse funcionário pode durar até 2 anos e alguns benefícios estão reservados para ele, tais como vale-transpote, vale-alimentação, contribuição do Fundo de Garantia por tempo de Serviço e férias remuneradas.
O Jovem Aprendiz é um programa do Governo que possibilita facilitação para que as empresas contratem funcionários sem experiências de trabalho.
Mas como esses funcionários podem se tornar efetivos na empresa? O Jovem Aprendiz efetivo 2023 é uma possibilidade para quem quer atuar ou já atua como Menor Aprendiz e você entenderá tudo sobre o assunto a seguir.
✓ Veja mais oportunidades:
Contrato de trabalho aprendiz efetivado
A partir do fim do contrato do Jovem Aprendiz e o inicio do contrato como funcionário efetivo da empresa, o jovem passa a ser assegurados pelos direitos da CLT, ou seja, a carteira de trabalho assinada.
Se for contratado como Jovem Aprendiz efetivado, passará a ter direito aos benefícios previstos pela CLT. A seguir, você confere quais são seus novos parâmetros:
- Jornada de trabalho de 8 horas diárias ou 44 horas semanais;
- Hora extra;
- Intervalos para descanso: Intrajornada e entre jornadas;
- Contribuição do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
- 13º Salário. …
- Férias remuneradas;
- Licença-maternidade e licença-paternidade. …
- Seguro desemprego.
Fim do contrato de Aprendiz
Como mencionado anteriormente, o contrato do Jovem Aprendiz dura até dois anos, mas o que acontece depois que este contrato chega ao fim?
No fim do contrato, o Menor Aprendiz 2023 não recebe a multa de 40% do FGTS. O funcionário tem direito a esse benefício caso o empregador rescinda o contrato antes do prazo registrado oficialmente.
Durante o seu contrato, o Menor Aprendiz recebe contribuições mensais da sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Portanto, quando o contrato chega ao fim ou quando o empregador rescinde o contrato, o funcionário pode realizar o saque do FGTS.
Quanto ganha um Jovem Aprendiz efetivado?
Depois de efetivado, você passa a ganhar no mínimo, o piso da categoria. Ou seja, a partir de agora você tem um salário e direitos completos a CLT.
O salário Jovem Aprendiz efetivado irá variar de acordo com as funções, mas vale ressaltar que ele deve ser a partir de salário mínimo vigente.
Não deixe de conferir ainda quais são as novas regras da CLT qu estarão regendo o Jovem Aprendiz que for efetivado em 2023:
- Vale-alimentação e vale-refeição. …
- Vale-transporte. …
- Jornada de trabalho e controle de ponto. …
- Aprendizagem profissional. …
- Registro profissional e sindical. …
- Situações de calamidade. …
- Regulamentação de trabalho remoto. …
- Trabalho aos domingos.
O que um Jovem Aprendiz precisa para ser efetivado?
Não existem regras fixas para que a empresa contrate um funcionário como Jovem Aprendiz efetivado 2023. Contudo, existem algumas dicas para que a empresa deseje te contratar de forma efetiva. Confira:
- Seja organizado e eficiente com as funções do dia-a-dia;
- Aprenda funções variadas dentro da empresa;
- Seja solícito.
- Evite atrasos e faltas, mesmo com atestado.
- Faça uma rede de contatos na empresa;
- Evidencie o seu interesse em permanecer an empresa.
Por fim, para conferir mais dicas para ser efetivado como Jovem Aprendiz, veja o vídeo a seguir: