O Jovem Aprendiz Campinas 2020 está presente no município como uma forma de possibilitar a inserção dos mais jovens no mercado de trabalho. A proposta do Jovem Aprendiz Campinas 2020 é dar oportunidade de emprego, promover a inclusão social e regularizar o serviço prestado pelo menor de idade. Entenda como funciona o programa.
Sobre o Jovem Aprendiz Campinas 2020
Em âmbito federal, o programa Jovem Aprendiz tem como base a Lei da Aprendizagem. A proposta é fazer com que as empresas de médio e grande porte destinem de 5% a 15% de suas contrações para os aprendizes.
A fim de firmar e promover ainda mais essa proposta, a Prefeitura Municipal de Campinas sancionou uma lei específica para o município que possui como finalidade aumentar as vagas de emprego para os jovens.
O projeto foi firmado em 2017, na ocasião o então prefeito Henrique Magalhães Teixeira assinou pela sustentação da Lei. Em um evento que reuniu jovens, entidades e representantes da Fundação Municipal para a Educação Comunitária (FUMEC), Henrique falou sobre a como funciona o Menor Aprendiz e sua importância:
Todos sabem que o momento mais difícil em relação ao trabalho é o primeiro emprego. Este projeto se alinha perfeitamente com o objetivo maior de tentar, junto com a sociedade, sanar o déficit de jovens que ainda não conseguiram entrar no mercado de trabalho
O Jovem Aprendiz Campinas 2020 caminha juntamente com a Lei da Aprendizagem. Mas, conta com parcerias de instituições públicas municipais. Por exemplo, ofertando cursos de capacitação por meio do Ceprocamp. São formações de aperfeiçoamento e técnico.
Além disso, o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), trabalham juntos para receber os currículos dos jovens interessados e encaminhar para as empresas que desejam fazer a contratação.
Quem pode ser Jovem Aprendiz Campinas 2020?
Embora possua suas estruturas organizacionais que caminham de forma individual, o programa na cidade também recebe influências da Lei da Aprendizagem. E por isso, os requisitos sobre quem pode ser Jovem Aprendiz Campinas 2020 são os mesmos exigidos para o restante do país.
Ofertando vagas para:
- Jovens entre 14 e 24 anos completos;
- Estudantes do Ensino Médio, ou quem já concluiu essa etapa.
De acordo com o segmento de atuação da empresa podem haver outras solicitações, com requisitos mais específicos. Por exemplo, priorizando a seleção de candidatos de determinados bairros, aqueles que vivem em baixa renda e estudantes da rede pública.
A contratante não pode exigir experiência profissional anterior, curso de graduação ou técnico. Considerando que é por meio do programa que o jovem vai se capacitar.
Empresas com Jovem Aprendiz Campinas 2020
Empregadoras menores, como mercearias, panificadoras, farmácias e consultórios, realizam a contratação do aprendiz desde que possuam mais de 5 funcionários registrados.
Essas empresas que contratam o Jovem Aprendiz em Campinas 2020 se cadastram no CPAT, e aguardam para que os currículos sejam encaminhados.
O aprendiz também pode se inscrever em redes maiores que também realizam essa seleção. Como:
- Bancos Jovem Aprendiz 2020;
- Renner;
- C&A;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Vivo;
- Nestlé;
- Unimed;
- Pão de Açúcar;
- Dpaschoal;
- Magazine Luiza;
- Lojas Americanas.
Segundo o Ministério do Trabalho, em 2017 a cidade de Campinas registrou mais de 9 mil vagas para o cargo de aprendiz. Na ocasião, apenas 3 mil estavam preenchidas.
Vantagens do Jovem Aprendiz Campinas 2020
De acordo com a empresa que lhe contratou, o jovem pode realizar atividades operacionais, administrativas e vendas. Não podendo fazer hora extra, prestar serviços de chefia e tarefas fora de seu grau de competência.
Durante o contrato que pode durar até 2 anos, o funcionário possui uma série de vantagens do Jovem Aprendiz Campinas. Como:
- Remuneração salarial;
- Registro em carteira de trabalho;
- FGTS;
- 13° salário;
- Jornada de trabalho de até 6 horas diárias;
- Vale alimentação;
- Vale transporte.
O programa também possibilita que os aprendizes realizem o curso de capacitação. De nível livre, com aperfeiçoamento e nível técnico.
Inscrições Jovem Aprendiz Campinas 2020
A forma como os candidatos podem realizar as inscrições Menor Aprendiz Campinas 2020 são bem alternativas. Os interessados podem comparecer diretamente até as empresas levando o seu currículo, ou acessando os sites para a inscrição.
Outra maneira adotada pela cidade é recebendo os currículos em seus postos de atendimento. Dessa forma, os cadastros são analisados e os jovens chamados para uma entrevista nas empresas compatíveis com seu perfil.
Podem ser inscrever em:
- CPAT;
- Sine;
- Secretaria Municipal do Trabalho e Renda;
- CIEE.
Outros portais que também realizam esse método, e aceitam o currículo são: