Quando você está à procura de um emprego, as entrevistas viram algo frequente em sua vida e com elas vem as dúvidas de como se vestir adequadamente, ou até mesmo de como responder as perguntas feitas pelo entrevistador. A hora da entrevista de emprego é muito importante, pois você deve dá o melhor de si para causar uma boa impressão, deixando o nervosismo de lado.
A roupa pode ser até uma das suas menores importâncias, mas não deveria. Pois, uma das melhores formas para causar uma boa impressão, é a forma de se vestir.
O modelo de currículo do candidato também vai contar muito para uma entrevista de emprego. Com um currículo organizado e bem escrito, consegue-se melhor chama a atenção do recrutador. E quando isso não acontece, eles destacam imediatamente.
Mas como saber qual roupa irá lhe ajudar? Mil e uma perguntas passam pela sua cabeça nesse sentido, qual a roupa que vai combinar com o cargo que estou concorrendo? O que vou vestir vai mudar a visão do empregador, vou estar bem arrumado demais ou mal arrumado demais para este cargo? E foi pensando nisso, que preparamos algumas dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego.
Como escolher a roupa adequada?
O mercado de trabalho tem mudado bastante nos últimos anos. Um dos fatores dessa mudança é a situação econômica do país, que influencia no perfil esperado dos trabalhadores.
O primeiro passo antes de tudo, é você pesquisar sobre o perfil do cargo, o ambiente de trabalho e o perfil da empresa em que você pretende exercer. Essas informações irão te ajudar bastante, pois, permitem que você saiba como as pessoas se vestem e se portam por lá, ajudando você a ir preparada e sem sai do padrão da empresa.
Entenda o perfil do Cargo e da Empresa
Não adianta de nada você ir de terno e gravata se o cargo que você está em busca não exige esse tipo de formalidade.
Da mesma forma que, se você está sendo entrevistado para um cargo de direção ou departamento financeiro em uma empresa mais informal, você deve ir com roupas mais formais do que as que são exigidas para outros cargos.
A segunda coisa que você precisa saber, é o perfil da empresa que você pretende trabalhar. Empresas com um perfil mais despojado, criativo e inovador normalmente permitem o uso de roupas mais decoladas, como por exemplo: calça jeans e camisas de botões.
Sem esquecer, que é preciso você entender mais sobre o local de trabalho pelo qual você está à procura.
Estilo formal:
- Blusa com saia de comprimento até o joelho
- Vestidos de comprimento médio
- Terno com gravata ou tailleur
- Camisa de botões e calça social
- Sapatos e acessórios básicos
Estilo descolado:
- Camisa social ou polo
- Calça jeans
- Vestidos até o joelho
- Blusas de cores e estampas leves
- Sapatos ou sapatilhas e acessórios.
Evite a informalidade
A informalidade excessiva pode lhe prejudicar na hora da entrevista de emprego. As mulheres devem evitar saias de comprimento curto e ter bastante cuidado com o tamanho do decote da blusa.
Os homens devem evitar o uso de camisas e tênis esportivos.
Mas lembrando que por mais informal que seja o ambiente do trabalho, você deve se preocupar com roupas mais formais, de forma discreta e levemente mais formal do que os demais.
O que é recomendado:
- Roupas com cores leves (branco, cinza, beje, preto…)
- Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social)
- Sapatos com salto médio ou até mesmo sem salto
- Sapatos de cor escura
- Maquiagem leve
O que pode causar má impressão:
- Decotes
- Cores fortes
- Estampas exageradas
- Roupas muito curtas
- Maquiagem forte
- Acessórios em excesso
- Sapatos muito altos
Não desvie o foco da entrevista
A entrevista de emprego é o momento crucial para você começar um novo trabalho, onde será feita as avaliações de suas habilidades e competências. É ai que você deve apresentar tudo o que sabe fazer e pelo que pode desempenhar na empresa, e não pela sua aparência.
“Evite uma exposição forte, com itens que desviem a atenção do entrevistador daquilo que qualifica você para o desempenho da função”, explica o especialista. Roupas com cores fortes, decotes, comprimentos estranhos ou muito informais vão fazer com que o recrutador perca o foco.
Não procure demonstrar superioridade por meio do uso de ternos caros em uma empresa onde as pessoas trabalham até de bermudas.